AUTO ESCOLA SAPUCAI

HISTÓRIA DO FUSCA

Bem-vindo! Que bom que você se interessou em saber um pouco mais sobre nossa história! Ficamos muito felizes com sua visita.

Mas de onde vem esse Fusca e qual sua ligação com a Autoescola Sapucaí?

pai

Esse fusca é uma réplica do 1º veículo utilizado na formação de condutores pela então Autoescola Sapucaí, que acabava de ser fundada no ano de 1973.

Na foto, (tirada em AGO 1980) com o fusca original, Sr Luiz Pereira Lopes, sua esposa, Maria Rosa Pereira Lopes e os filhos Luiz Antônio Lopes (2º da esquerda) e Alessandro Pereira Lopes. A caçula Aliciane iria nascer no ano seguinte em 1981.

E as viagens marcantes no fusca…a primeira visão do mar, descendo a serra de Ubatuba é inesquecível para um dos filhos.

Um carro muito rústico mas sem o conforto que temos nos dias de hoje, como direção hidráulica, vidro elétrico, multimídia e tantas outras tecnologias, realmente é um carro “pau pra toda obra”.

O motor de 1300 cilindradas, com 46 Cv leva 39,2 segundos para atingir 100 km/h.

UM CARRO QUE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE MUITAS PESSOAS

Provavelmente algum familiar seu mais velho, seus pais, ou avós ou você mesmo tenha aprendido a dirigir nesse fusca.

59ac05a8 4757 46e3 90a4 ddf5c47a20fe

MAS COMO TUDO COMEÇOU?

exercito

Estávamos no ano de 1973, muitos de nós ainda não éramos nascidos… Mas o que estava acontecendo naquela época para que o então, Sargento Luiz, mecânico de viaturas do 14º GAC, iniciasse a trajetória da Autoescola Sapucaí?  Essa história começou de uma missão que Sr Luiz recebeu de seus superiores no Exército.

Quando desempenhava sua função de mecânico na oficina do Quartel, recebeu a missão de ensinar mecânica e formar os motoristas militares que chegavam para o serviço militar obrigatório.

Essa missão foi tão bem cumprida que sua fama se espalhou, pois ele tinha um dom especial para ensinar, um grande carisma e uma atenção especial aos seus alunos. Com essa missão de ensinar nascia a Autoescola Sapucaí.

Seu trabalho, nas horas após o expediente do Quartel, era ensinar legislação de trânsito, mecânica e prática veicular aos futuros condutores que desejavam tirar a CNH e prepará-los para o exame prático com a Banca Examinadora que vinha da capital de tempos em tempos percorrendo o interior de Minas. O exame teórico, nessa época, era oral e o exame prático realizado no próprio veículo do aluno.

WhatsApp Image 2024 09 04 at 16.31.34

Era uma rotina bem atribulada, principalmente após 1975, quando foi transferido para a Escola de Formação de Sargentos em Três Corações. A rodovia Fernão Dias era pista simples, muito movimentada, e o veículo atual era o saudoso fusca, a cidade distante 120 km, ou seja, não dava pra ir e voltar todo dia, ele teria que organizar sua rotina e se esforçar ainda mais para continuar.

Nessa época muitos da família, seus cunhados, irmãos, parentes próximos, ajudaram no atendimento, nas aulas, e até na rotina com os filhos, agradecemos imensamente por todo esse apoio.

A tecnologia ainda estava bem distante, os computadores pessoais chegariam somente 20 anos mais tarde, não tinha internet nem celular, era tudo manual, marcar aulas, agendar clínica, marcar exame, tudo no papel.

Fazer renovação da “famosa pasta” era bem trabalhoso, porque era tudo datilografado e assinado fisicamente, dependendo de posterior aprovação das autoridades de trânsito. Lembramos de uma história, do Sr Luiz sair de carro de madrugada, ir ao DETRAN em Belo Horizonte, receber um carimbo no documento e voltar, era só isso que precisava pra liberar o alvará de funcionamento.

Era o início de uma empresa que estava nascendo na prática, mas que também já começava a ocupar um lugar no coração do Sr Luiz e da sua esposa, que tanto o ajudou a vencer os obstáculos.

Seu Luiz era muito dedicado, saía de Três Corações na quarta-feira de ônibus, tirava a farda e por volta das 20:00h já tinha alunos o esperando para as aulas de legislação, na sede da Bom Jesus. Era uma aula sensacional! As regras de trânsito eram passadas num quadro negro no chão, onde os cruzamentos eram desenhados com giz e aos veículos de plástico simulavam as várias situações de preferência. Os alunos acompanhavam as aulas ao redor do quadro sentados em pequenos bancos de madeira.

Terminada a aula, voltava novamente de ônibus para Três Corações, e chegava lá na madrugada já para iniciar o expediente militar. Retornava novamente na sexta feira para dar as aulas práticas durante o fim de semana, entre um dia e outro fazia a manutenção dos carros para estar pronto no dia seguinte, troca de embreagem, cabo de freio e acelerador, limpeza do carburador…a graxa era sua grande aliada nesse período.

Nesse ritmo as coisas foram se encaminhando, mantendo sua base familiar e seus valores de profissional militar, chefe de família e cristão devoto.

Com a evolução e chegada da tecnologia tudo foi mudando, a empresa foi se consolidando, novas unidades foram se abrindo na cidade e na região por meio do seu filho mais velho, Luiz Antônio, que com grande visão empreendedora expandiu a marca. Novas autoescolas foram surgindo, se posicionando como concorrentes no segmento. Ou seja, um novo mercado começava a surgir, com novos desafios, novas exigências, mas também novas oportunidades.

Sr Luiz tinha uma habilidade ímpar de achar o melhor caminho para resolver os problemas que surgiam, nenhuma dificuldade que chegasse em sua mão saía sem solução, era um líder servidor!

AUTO ESCOLA SAPUCAI

A logomarca foi criada ainda em 1973. Em sua parte inferior, as ondulações, representam o rio Sapucaí que permeia a cidade de Pouso Alegre, iluminado por sendo raios solares que partem do centro e se difundem sobre o rio, representando a luz que deve iluminar nossos caminhos. Na parte superior a denominação AUTOESCOLA e na parte inferior, a denominação SAPUCAÍ .

 

Ao longo dessa trajetória, conquistamos o coração e a confiança dos nossos alunos, já temos 3 gerações de famílias sendo habilitadas pela Autoescola Sapucaí, que em 1997 passou a se chamar Centro de Formação de Condutores.  Quanta honra fazer parte da conquista de milhares de pessoas, com ética e profissionalismo.

Agradecemos todos que fizeram e fazem parte dessa história, são inúmeras pessoas que contribuíram para que chegássemos até aqui, passamos por momentos conturbados de nosso país, inflação altíssima, trocas sucessivas de moedas, várias alterações nas leis trabalhistas e nas regras de formação de condutores, e por fim uma grave pandemia.   Obstáculos superados com a colaboração valorosa de quem esteve conosco nessa jornada, a todos vocês, nossa eterna gratidão!

Em tempos recentes destacamos a união da família em torno dos mesmos ideais, com a contribuição valorosa da sua filha Aliciane e recentemente da sua nora Maíra e de seu filho Alessandro.   Nossa Diretora Geral, Maria Rosa, permanece atenta à cultura e aos valores da nossa empresa.

E nós, que aqui estamos comorando essa data, temos um grande desafio, continuar escrevendo essa história. Todos nós, do colaborador mais antigo, ao mais jovem instrutor, devemos somente conhecer o passado para honrá-lo, mas com os olhos no futuro pois, o que nos fez chegar até aqui não será suficiente para seguirmos adiante.

Deveremos ter novas habilidades para lidar com a tecnologia, o crescimento das cidades, a violência no trânsito, o excesso de informações que somos bombardeados e a relativização dos valores da sociedade.

O desenvolvimento de nossa inteligência emocional, das relações interpessoais, da nossa capacidade de trabalhar em equipe e de nosso comportamento frente aos desafios serão fundamentais para atravessarmos mais 50 anos de história.

Visualizemos nossas cidades em 2073, como será a formação do condutor, como serão as vias públicas, os veículos serão elétricos e autônomos?

Quando o Sr Luiz começou essa jornada ele não tinha a mínima ideia de como seria seus próximos 50 anos, na verdade ele tinha muitas incertezas sobre a sobrevivência da empresa nos próximos meses, o que dirá nos próximos anos…, mas ele só tinha um objetivo: fazer o melhor que pudesse no presente.

Quando estamos percorrendo os caminhos da vida, não sabemos o destino, nossa visão vai até a próxima curva, controlamos somente de que maneira vamos conduzir nosso veículo, e quem estará conosco dentro dele, se formos bons condutores, chegaremos ao nosso destino.  

Não tenhamos medo do futuro, tenhamos medo de não fazer o nosso melhor no presente. 

Com toda a evolução digital e tecnológica ocorrida ao longo do tempo, a missão de ensinar com amor, tão bem transmitida por seu fundador, permanece imutável no Centro de Formação de Condutores Sapucaí.

Não saberemos como serão os veículos e as condições que o futuro nos reserva…mas tenham certeza, nossos filhos, netos e bisnetos aprenderão a dirigir no Centro de Formação de Condutores Sapucaí. Que venham mais 50 anos de história! Deus ilumine todos nós e nossas famílias nesta próxima jornada!

selo

Em 27 de maio de 2023, ao comemorarmos 50 anos de fundação, foi lançado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos o selo comemorativo, registrando esse grande marco em nossa história.

 

E que venham mais 50, 100, 200 anos de Autoescola Sapucaí!
E vocês, alunos, são a parte mais fundamental nessa história.

EVOLUÍMOS, MAS NÃO PERDEMOS
NOSSA ESSÊNCIA E NOSSA HISTÓRIA

 

 

Hoje a Autoescola Sapucaí se modernizou com uma nova frota de veículos, mas continua com o mesmo espírito de ensinar com amor de seus instrutores.

E você, acha que consegue dirigir nosso tão amado Fusca?

Já é habilitado e quer dar uma volta no saudoso fusca?

Clique no botão abaixo e bora agendar uma volta nessa relíquia.

59ac05a8 4757 46e3 90a4 ddf5c47a20fe